No ano de 1910 chega a Penedo o 2º Tenente Francisco Barreto Meneses, com a finalidade de iniciar os trabalhos de preparação da juventude local para o serviço militar em prol da defesa da pátria, onde inicialmente fundou a sociedade Civico – Militar, nesse mesmo ano criou-se o Tiro de Guerra de Penedo que o Nr 124 e esteve sediado na Praça Jacome Calheiros.
Em 1912, já sob o comando do 2º Sgt Antonio Rodrigues de Farias da Companhia isolada de Maceió, passou-se para o sobrado da Rua Dr Fernandes de Barros.Em seguida passou a comandar o TG o 2º Sgt Otavio Pedro Ferro. Tempos depois, mudou-se para uma casa no local hoje da biblioteca e Museu São Francisco na praça Floriano Peixoto.
Em 1924, o TG Nr 124 sob o comando do bravo e valoroso Tenente Mariano da Paz, juntamente com a ajuda da sociedade Cívico Militar, do então Prefeito Julio da Costa Silva e da comunidade, construiu a atual sede que serve ao Tiro de Guerra.Na Década de 40 o Tiro de Guerra mudou sua denominação de TG Nr 124 para TG Nr 181, e no final da década de 80 passou a chamar-se de Tiro de Guerra 07/008, nome este que conserva até os dias atuais.Os Tiros de Guerra são Órgãos de Formação da Reserva que possibilitam a atestação do Serviço Militar Inicial no município em que se encontra.
A instrução no Tiro de Guerra busca, entre outras finalidades:
– a preparação de jovens conhecedores dos problemas locais, interessados nas aspirações e realizações de sua comunidade e integrados a realidade nacional;
– a formação de reservista de 2ª Categoria, Aptos a desempenharem tarefas limitadas, na Paz e na Guerra;
– nos quadros e defesa territorial;
– na Garantia da Lei e da Ordem; e
– na Defesa Civil e Ação Comunitária.
O Prefeito na atualidade e o Sr Israel Ramires Saldanha Neto .
Leia mais: https://tg07008penedo.webnode.pt/sobre-nos/